quinta-feira, 14 de julho de 2011

Programação do Festival de Inverno de Lençóis

Todos os anos a Chapada Diamantina recebe milhares de turistas afim de curtirem o melhor da música brasileira no Festival de Inverno de Lençóis, são sempre atrações diversas somado ao clima agradável da Chapada Diamantina, seus ótimos restaurantes e pousadas, a diversão perfeita pra quem quer se divertir em harmonia com a natureza e o que Lençóis tem de melhor no inverno!

A programação do Festival de Inverno de Lençóis 2011 promete agradar todos os públicos. Será a 12ª edição do Festival de Inverno na Chapada Diamantia, música, cultura e ecologia são os temas. Na programação do Festival de Inverno de Lençóis terá atrações locais e nacionais, com apresentações de grupos folclóricos da região. Em breve estarei postando aqui no blog a programação completa.



Pelo que rolou no ano passado já dá pra ter noção do  nível do Festival, artistas como Jota Velloso, Vânia Abreu, Carlos Cola, Wander Lee, Dança de Matias, Moura Jorge, Zion, Elpídio, Família Grãos de Luz e Grió, Grupo Folclórico Andaraí, Tranchan, Cidade Liberal, dentre outros marcaram presença. Não é a toa que o Festival de Inverno de Lençóis 2011 tem como público estimado cerca de 25 mil pessoas. 

Confira em breve a programação do Festival de Inverno de Lençóis 2011 e outras festas na Chapada Diamantina.



terça-feira, 12 de julho de 2011

Lençóis - Atrativos históricos na Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é famosa por suas belezas naturais e suas cidadezinhas cheias de cultura e riqueza histórica. Dentre as tantas atrações da Chapada Diamantina está Lençóis, a mais visitada entre as cidades da região. Lençóis além das inúmeras belezas naturais tem atrativos históricos surpreendentes, são eles:

Igreja Nossa Senhora do Rosário - construção do final do século XIX, foi tombada em 1973 pelo Patrimônio Histórico Nacional  


Mercado Cultural – construido no final do século 19 era usado para comercializar escravos e atualmente é o centro de cultura de Lençóis, onde acontecem eventos como o Festival de Inverno da Chapada.


Casarão de Sinhazinha Sobral - Funciona no casarão os museus do Jarê, do Garimpo e Geológico, além da Universidade Estadual de Feira de Santana.

  
Igreja Senhor dos Passos – construida por escravos no final do século XIX, feita em adobe sua construção levou apenas 90 dias. Na Igreja temos a imagem do Senhor dos Passos trazida pelos portugueses em 1852 para a Chapada Diamantina.

Palacete do Cel. César Sá – onde hoje encontra-se a sede da prefeitura de Lençóis este palacente foi construído em 1860, como um presente a esposa de César Sá. Rico em detalhes da era neoclássica.

 
Praça do Coreto – Com todo o aconchego interiorano, a praça é um ponto de encontro na cidade e palco de muitas apresentações musicais em Lençóis.


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Festas na Chapada Diamantina

Já conhecendo um pouco sobre a Chapada Diamantina e suas belezas naturais, todos os esportes e atrativos do ecoturismo na Chapada vamos falar sobre festas na Chapada Diamantina, afinal embora esse recanto natural seja sinônimo de tranqüilidade, estamos no Brasil e principalmente na Bahia, o estado mais festeiro do mundo e as cidades da Chapada Diamantina com certeza não ficam de fora dessa estatística.

Considero que o Carnaval seja a melhor época para passear na Chapada Diamantina, primeiramente porque é entre os meses de Dezembro e Fevereiro que o clima está mais agradável, os rios e cachoeiras mais cheios devido as chuvas de verão, àqueles que preferem o friozinho da serra, as melhores datas estão entre os meses de Maio e Julho. No verão é quando ocorre uma das festas mais esperadas do ano, o Carnaval no Brasil. Passar o carnaval na Chapada Diamantina é uma ótima opção para quem quer algo diferente, nas ruas provincianas de Lençóis, Rio de Contas, Andaraí e Palmeiras, por exemplo, temos as famosas festas de rua, acompanhadas por trios elétricos, porém aos que querem fugir do carnaval de salvador 2011, a Chapada dá opções de lugares calmos mesmo durante o carnaval, que geralmente fica centralizado em uma parte apenas das cidades e tem período bem mais curto que o carnaval de Salvador (programação 2011).

 Carnaval na Chapada Diamantina.


O carnaval na Chapada Diamantina, como tudo por lá é bem tranqüilo, excelente pra quem quer pular o carnaval com paz longe do caos e violência dos grandes centros. Em Rio de Contas, cidade da Chapada Diamantina, acontece o carnaval mais tradicional da região, além das atrações musicais, tem concursos de máscaras e a lavagem da escadaria da famosa Igreja de Santana. Nesta época acontecem encontros de pessoas das mais variadas nacionalidades, uma novidade na Chapada Diamantina no carnaval 2011 será o I Encontro de Mochileiros no Vale do Capão. Aconselho que passe o carnaval na Chapada Diamantina, não vai se arrepender!


Outras festas na Chapada Diamantina são, o Festival de Inverno de Lençóis 2011 que está em sua 13ª edição com data para o final de julho e as Festas Juninas são as mais conhecidas, mas temos também a Festa do padroeiro São Francisco e a Noite dos Garimpeiros. O Festival de Inverno de Lençóis é conhecido nacionalmente por suas boas atrações, sempre trazendo o melhor da música brasileira e mostrando que a Bahia não é só praia e carnaval, tem também beleza, frio e boa música. No São João, cidades da Chapada Diamantina como Lençóis e Mucugê destacam-se com as maiores celebrações.
Festival de Inverno de Lençóis 2011 está vindo cheio de atrações!

São João na Chapada Diamantina.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ecoturismo na Chapada Diamantina: esporte e aventura

Aos amantes do ecoturismo a Bahia é um prato cheio, pois nela está localizada a Chapada Diamantina, uma das mais belas paisagens do Brasil, região repleta de atrativos naturais como montanhas, grutas, parques ecológicos, cânions, dentre outros. O lugar perfeito para praticar esportes que te aproximem ainda mais da natureza, dentre as aventuras oferecidas temos o rapel, mountain bike, trekking, bungee jumping, mergulho e canoagem. Você pode contratar tais serviços nas empresas de turismo locais.


Trilhas ecológicas na Chapada Diamantina: Vale do Capão

O ecosport na Chapada Diamantina vem se tornando cada vez mais desejado pelos aventureiros de plantão, é sem dúvida uma experiência inesquecível! Dentre as sugestões de roteiros estão: mountain bike pelas ruínas da cidade fantasma em Igatú, mergulho (flutuação) no Poço Azul, mesmo com 30 metros de extensão e 16 metros de profundidade sua águas transparentes lhe dão a impressão de poder alcançar suas belezas submersas, canoagem no Rio Paraguaçú, bungee jumping na Gruta do Lapão que possui aproximadamente 50 metros de altura, trekking no Vale do Capão, rapel em lindas cachoeiras como a do Rio Capivari em Lençóis e a Cachoeira do Buracão em Ibicoara, com 80 metros de queda considerada um das cachoeiras mais bonitas do país. 

 Ciclismo na Chapada Diamantina: interação especial com a natureza!

 Mergulho no Poço Azul: experiência única!

Depois de todas essas aventuras a Chapada Diamantina te oferece um descanso privilegiado em suas 24 cidadezinhas de estilo antigo e bem hospitaleiro, dentre estas as mais conhecidas são: Andaraí, Mucugê, Lençóis, Palmeiras (onde fica localizada a Vila do Capão) e Ibicoara.

 Clima acongegante em Lençóis, principal cidade da Chapada Diamantina.
A Chapada Diamantina é sem dúvida o lugar perfeito para praticar esportes radicais, ecosport e turismo ecológico, as paisagens do Parque Nacional da Chapada Diamantina somadas ao respeito pelo meio ambiente e à vida é tudo que você precisa para ter experiências enriquecedoras e inesquecíveis!